Capa lebron James

Além de estar próximo de se tornar o maior pontuador da história da NBA, LeBron James é também uma referência no mundo do marketing. Descubra como nesta análise de case de sucesso…

Basquete não é fácil. Toda a minha vida eu tenho me esforçado para me tornar o melhor. Você tem que perseguir o que parece impossível repetidamente uma e outra vez, por que desistir não é uma opção"
Lebron James

Como Lebron James, o maior pontuador da história da NBA, é um exemplo de Marketing a ser seguido

Se você é fã de basquete, é impossível não conhecer LeBron James. Até mesmo quem não acompanha o esporte, já ouviu falar nesse nome, visto que o atleta é um dos maiores esportistas de todos os tempos. Ele é considerado por muitos como o melhor jogador da história do esporte, sendo apenas comparado ao lendário Michael Jordan.
Inclusive, ele acaba de se tornar o maior pontuador da história na NBA, com 38.390 pontos, um feito histórico que solidifica ainda mais o seu já extenso legado. Mas saiba que não é só por isso que o norte-americano é destaque ao redor de todo o mundo.

A lenda Lebron James em Quadra (Divulgação NBA!)

LeBron James também é um grande exemplo de marketing em como construir uma marca extremamente forte e conhecida por todos. Além de suas habilidades impressionantes no esporte da bola laranja, ele também tem uma atuação muito grande fora das quadras, coisa que o fez se tornar a cara da NBA, e também de diversas marcas como a Nike, na qual King James (seu apelido) tem inclusive a sua própria marca de produtos.

Por isso, a G23 Comunicação irá trazer nesse artigo mais informações sobre quem é LeBron James, e como o marketing também faz uma enorme parte do motivo de seu sucesso ser tão grande tanto dentro das quadras, como também fora delas. Confira com a gente!

Quem é LeBron James?

LeBron James nasceu no dia 30 de dezembro de 1984 na cidade de Akron, em Ohio, nos Estados Unidos. Logo de cara, na sua infância, o astro já mostrava seu talento para o basquete, sendo destaque no time de sua escola até sua entrada na NBA, em 2003, quando chegou ao Cleveland Cavaliers. Ao longo de sua carreira, LeBron colecionou diversas conquistas, sendo um jogador extremamente dominante, 4 vezes campeão da NBA, 4 vezes escolhido como o melhor jogador da liga, e 19 vezes escolhido para o Jogo das Estrelas da NBA, um recorde. Ele também tem grande destaque por sua atuação fora das quadras, incluindo aparições como ator, e outros diversos investimentos em tecnologia e filantropia.

leBron James o Maior pontuador da NBA (Acervo de divulgação NBA)

LeBron James tem uma parceria de longa data com a Nike, uma das maiores empresas de material esportivo do mundo. Ele é patrocinado pela marca desde 2003, ano em que entrou para a NBA, e lá para cá, já lançou vários modelos de tênis com a marca, incluindo a sua própria linha "LeBron". O atleta é um dos principais embaixadores da marca, aparecendo em várias campanhas publicitárias e eventos promocionais. A parceira só teve pontos positivos para ambos os lados, tendo elevado ainda mais a fama de James por ser uma das principais figuras da Nike, também gerando maior procura pelos produtos da marca.

E além de ser uma das maiores estrelas de uma das maiores marcas do mundo, LeBron também tem parcerias com diversas outras marcas, dentre as quais nós podemos citar:

  • PepsiCo: O astro do basquete se juntou a PepsiCo em 2021, e desde então já participou de diversas ações de marketing e campanhas publicitárias envolvendo os produtos da empresa, como Mountain Dew (refrigerante muito consumido nos Estados Unidos), Ruffles e a própria Pepsi.

  • Beats by Dre: LeBron é um dos investidores e embaixadores da Beats, uma marca de fones de ouvido que tem como fundador o rapper e produtor musical Dr. Dre. Também aparece em diversas ações de marketing e outras campanhas publicitárias, além de utilizar os fones da marca nos jogos.

  • ntel: James é um embaixador da Intel, estando também presente em campanhas publicitárias e eventos promocionais da marca desde 2017. Essa parceria com o astro por parte da Intel tem o intuito de combinar a tecnologia avançada com o desempenho humano. E convenhamos, existem poucos atletas no mundo dos esportes que combinam tanto com isso quanto LeBron James.

  • Blaze Pizza: LeBron é co-proprietário da rede de pizzarias Blaze Pizza. LeBron tem usado sua plataforma e influência para promover a missão da marca, que é oferecer um alimento de alta qualidade, por um preço acessível a todos. Além disso, tanto James quanto a Blaze Pizza trabalham juntos no apoio a iniciativas de caridade, investindo em programas de desenvolvimento comunitário.

  • AT&T: Uma das maiores empresas de telecomunicação do mundo, a AT&T também é mais uma marca na qual LeBron também tem uma parceria. Desde 2011, o craque do basquete atua como um embaixador da marca, promovendo seus produtos e serviços, elevando tanto a própria visibilidade, quanto a da marca.

Essas são apenas algumas das principais marcas e empresas nas quais LeBron também tem acordos de patrocínio, dentro de sua extensa lista de parcerias. King James também teve uma longa parceria com a Coca-Cola, na qual foi embaixador da Sprite, marca da Coca-Cola, por um longo período de 17 anos até fazer a mudança para sua parceria com a PepsiCo. Ele participou de campanhas publicitárias, além de ter aparecido em embalagens de refrigerantes e outros vários eventos promocionais.

Não é à toa que LeBron James faturou, segundo a revista Forbes, cerca de 60 milhões de dólares em patrocinadores no ano de 2020. James também ficou em 4º lugar na lista dos atletas mais rentáveis do mundo do esporte no ano de 2022, feita pela SportsPro, empresa de mídia para a indústria esportiva em digital e eventos.

Ainda não é o suficiente para você? Saiba que LeBron James já é, inclusive, bilionário! Também segundo um estudo da Forbes realizado em 2022, LeBron “maximizou seus negócios”, chegando ao valor bruto de mais de 1 bilhão de dólares (US$ 1,2 bilhão, para ser mais exato), dentre contratos com as equipes na qual jogou na NBA, e seus patrocinadores. Assim, ele se tornou o primeiro atleta da NBA ainda em atividade a alcançar o título de bilionário.

Bizarro, não é mesmo? Ao auge dos seus 38 anos e já consolidado como um dos maiores da história do basquete, LeBron construiu um império gigantesco também fora das quadras, e tudo através do marketing!

Uma análise do marketing de LeBron James

Mas, afinal de contas… O que faz a estratégia de marketing de LeBron James ser tão efetiva?

leBron James o Maior pontuador da NBA (Acervo Pixabay)

Bom, para responder essa pergunta, nós trouxemos alguns pontos que fazem parte da estratégia de marketing de LeBron James, dando exemplos de como cada um deles influencia no sucesso do astro americano.

  1. Marca Pessoal:

    LeBron é conhecido por muitas coisas, mas talvez aquela que mais se destaque é a sua forte marca pessoal, construída em torno de sua habilidade e dedicação ao esporte. O craque é tido para muitos como um exemplo de liderança, tanto dentro como fora das quadras, e seus valores e atitudes são fortemente associados a sua marca pessoal.

  2. Patrocinadores:

    LeBron tem uma lista impressionante de patrocinadores, como nós mostramos e você pôde ver mais acima. O astro do basquete é considerado um ativo valioso da NBA, a maior liga de basquete do mundo, e também para todas as empresas nas quais o jogador tem uma parceria. Sua presença nas campanhas de marketing dessas marcas ajuda a impulsionar ainda mais a visibilidade, e também o alcance dos produtos e serviços de cada uma delas.

  3. Conteúdo para o entretenimento:

    Além de seu amor pelo basquete, LeBron é conhecido por sua paixão pela produção de conteúdo, incluindo documentários, séries de TV e filmes. Inclusive, foi a estrela de Space Jam: Um Novo Legado (assim como Michael Jordan foi na primeira edição do filme, Space Jam: O Jogo do Século), lançado em julho de 2021.
    Tem também uma espécie de Talk Show na HBO americana chamado “The Shop”, no qual junto de seu agente e outros amigos, tem conversas com grandes jogadores da NBA, além de personalidades conhecidas no mundo todo. Até o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, participou do programa, que se passa no cenário de uma barbearia.
    Ele tem usado esse conteúdo para fortalecer ainda mais a sua marca pessoal, alcançando um público ainda maior e muito além do que apenas os fãs de NBA.

  4. Impacto na comunidade:

    LeBron também é muito reconhecido por sua dedicação às causas sociais, como o combate à desigualdade racial e o apoio a vários tipos de organizações beneficentes. O jogador também fundou a The LeBron James Family Foundation, uma organização sem fins lucrativos e que tem como seu principal objetivo melhorar a vida de jovens e suas comunidades.
    A fundação de LeBron oferece programas educacionais e de desenvolvimento para crianças e jovens, incluindo ajuda financeira para estudar, e uma rede de apoio às escolas públicas dessas comunidades, nas quais são fornecidos materiais esportivos, e as atividades esportivas e saudáveis são sempre incentivadas.
    Em parceria com a sua organização, King James também fundou a I Promise School, em Akron, Ohio, cidade onde nasceu, no ano de 2018. A escola foi criada para apoiar crianças em situação de risco, que hoje conta com mais de 240 alunos, matriculados desde o 1º ao 8º ano do ensino fundamental.

  5. Presença digital forte:

    LeBron tem uma presença muito grande nas redes sociais, com quase 200 milhões de seguidores no Instagram (144 milhões de seguidores) e no Twitter (52,7 milhões de seguidores). Nelas, LeBron promove sua marca pessoal e compartilha também momentos de sua vida pessoal com seus fãs. Suas redes sociais também são um canal muito valioso para seus patrocinadores, que conseguem alcançar um público ainda mais amplo e engajado.

  6. Produtos licenciados:

    Além de sua extensa lista de patrocínios, James tem sua própria linha de produtos licenciados, que inclui roupas, tênis e outros tipos de acessórios. Isso permite que ele expanda sua marca de uma forma ainda mais efetiva, chegando para cada vez mais pessoas, visto que a popularidade e influência de LeBron garantem uma alta demanda pelos produtos, aumentando ainda mais sua presença dentro do mercado.

  7. Investimentos:

    O atleta também é conhecido por ser muito inteligente em relação a seus investimentos financeiros. O mesmo já investiu em vários tipos de negócios e empresas, incluindo bebidas energéticas, aplicativos de jogos e até um clube de futebol.
    LeBron James é acionista do Liverpool, da Inglaterra, que joga a primeira divisão da Inglaterra e conta com 6 títulos da Liga dos Campeões da Europa, a maior competição de clubes do continente europeu. Ele adquiriu 2% das ações do clube em 2011, até se tornar sócio da Fenway Sports Group (FSG), principal acionista do clube, em 2021, ampliando ainda mais sua participação nas ações do clube.

Estádio Liverpool (Estádio do Liverpool acervo unsplash)

Viu só quanta coisa? É isso que faz LeBron James ser, além do maior pontuador da história da NBA e um dos melhores jogadores de seu tempo, um exemplo de marketing a ser seguido por todos nós. Parcerias com grandes marcas, presença forte nas redes sociais e engajamento social são alguns dos principais pontos presentes na estratégia de marketing de LeBron James.

Essa é a estratégia de marketing de LeBron James!

Agora que você conheceu mais sobre o astro do basquete americano, e como sua estratégia de marketing funciona, saiba que nada disso é possível sem contar com especialistas altamente capacitados ao seu lado. O crescimento de qualquer marca ou pessoa passa sempre pelas mãos de uma agência de marketing de confiança, e que conheça os caminhos do ambiente digital para maximizar ainda mais os seus resultados dentro do local onde toda e qualquer empresa ou pessoa PRECISA estar.

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